7 de mar. de 2013

O Relato do Sucesso: Fisioterapia & Empreendedorismo

Boa tarde, visitantes e seguidores!
Vim contar pra vocês uma experiência de sucesso vivida pela Simone Fernandes, formada em Fisioterapia pela FAEMA em 2011. A Simone elaborou um projeto super criativo e interessante, que simplesmente me fascinou! Pela genialidade e simplicidade do projeto, que pode ser aplicado em qualquer lugar no país, eu resolvi postar apenas mais um exemplo de que é possível ter uma ótima renda trabalhando com a Fisioterapia e que essa história de "escassez de vagas no mercado de trabalho" é uma indicação de falta de interesse e a boa e velha preguiça!
Ela montou o projeto, estudou sobre o tema, procurou a diretoria em uma escola particular e propôs a parceria, que foi aceita imediatamente pela escola e teve ótima aceitação tanto por parte dos pais e também dos alunos. Dedicando cerca de cinco horas por dia e cobrando um valor bem acessível por aluno, o projeto possibilita inclusive um investimento na carreira profissional dela, como uma pós graduação por exemplo.
Fiz uma entrevista online com a Simone que gentilmente aceitou falar com o Arquivos de Fisioterapia:

ArquivosDeFisioterapia: Como surgiu o interesse em atuar na área da fisioterapia aplicada às Escolas ? 
Simone: Adoro a área da Fisioterapia Preventiva, já atuo com ela nas Empresas, então pensei: "Porque não aplicá-la nas Escolas?"

ArquivosDeFisioterapia: Como está a situação do mercado de trabalho em relação à fisioterapia nas Escolas? 
Simone: Diferente das outras áreas da fisioterapia, a fisioterapia voltada para a Saúde e Prevenção nas Escolas faltam profissionais. Talvez pelo desinteresse ou até mesmo pela falta de conhecimento de como aplicá-la.

ArquivosDeFisioterapia: Quais são as atribuições do fisioterapeuta dentro da Escola? 
Simone: Trabalha diretamente com a postura, pesagem de mochilas, crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH, Mau Comportamento, Sedentarismo e Compulsão, Agitação ao Extremo, Problemas Respiratórios.

ArquivosDeFisioterapia: O tratamento fisioterapêutico nas escolas é exclusivamente de caráter preventivo, ou existe um trabalho de recuperação? 
Simone: Sabemos que nas Escolas o número de crianças e adolescentes é grande, o que torna a escola um ambiente propício para ensiná-los a adquirir uma boa postura. É uma atuação voltada para a prevenção de males que podem surgir no decorrer do desenvolvimento da criança. No entanto, ao realizar as avaliações individualmente de cada criança, conseguimos encontrar algumas alterações que ao serem tratadas precocemente não resultam danos à saúde da criança. O que torna a Fisioterapia nas Escolas uma atitude preventiva e curativa de fundamental importância no crescimento saudável da criança.

ArquivosDeFisioterapia: O que lhe dá gratificação profissional? 
Simone: São os resultados obtidos através da aplicabilidade dos meus conhecimentos, a capacidade de possibilitar para as crianças e adolescentes um crescimento saudável. Devemos trabalhar com segurança e competência, sempre.

Deixo aqui minha singela homenagem a iniciativa da Simone, e desejo um futuro super promissor ao seu projeto (que eu sinceramente acho que deveria virar uma franquia!). 

Caso você tenha ficado interessado no projeto da Simone e deseje receber mais informações, deixo aqui o e-mail dela para contato:

 
symony_fernandes@hotmail.com
 
Você também desenvolve algum projeto interessante, atua em uma área da Fisio ainda considerada 'inovadora' ou deseja compartilhar sua experiência profissional? Entre em contato para que responda a entrevista online: arquivosfisioterapia@hotmail.com

Gente, agora é sério: LEIAM O POST COM O TUTORIAL PASSO A PASSO PARA O DOWNLOAD DOS ARQUIVOS DO BLOG. Recebo muuuitos e-mails e recadinhos no box aqui do blog sobre com essa dificuldade em baixar os arquivos, daí quando vou testar os links, todos estão válidos, e eu fico tipo "hein?!". SE APÓS LER O POST VOCÊ TENTAR O DOWNLOAD E NÃO CONSEGUIR, aí sim envie um e-mail ou deixe um recadinho, contando com o máximo de detalhes possíveis qual foi a sua dificuldade, que eu respondo tentando ajudar, ok? E como eu já disse em pelo menos 3 postagens, tenham paciência com o MEGA, ainda está um pouco lento devido a quantidade de acessos diários!

5 comentários:

Bruna Matos disse...

Muito interessante o relato, é inspirador, principalmente para pessoas como eu, recém formadas :)
Bem, sobre os links, fui uma das que reclamaram rs. Vou explicar melhor, agora mesmo estou tentando fazer o download de "Osteopatia Visceral - Fundamentos y Tecnicas - Erick Rebgen (Espanhol)" . Ocorre que qd chega nuns 10% aparece a mensagem de erro e o download para. pensei q fosse algo só na minha net, mas minah colega tb teve problemas. Eu não desisti, a maioria dos links está c esse problema, mas fico tentando, tentando, e numa hora o download se completa \o/ Mas é muito cansativo. Sei que vc faz um trabalho ótimo, e ajuda muita gente, só falei sobre os links pq talvez vc pudesse dar algum jeito, colocar em outro site, não sei. Lamento se causei algum estresse. E agradeço desde já.

Arquivos de Fisioterapia disse...

Oi Bruna! De maneira nenhuma você incomodou! O que ta me causando stress é o MEGA, com esses erros, não vocês! Rsrs. Também tô sofrendo pra upar os arquivos pro MEGA, se é lento pra baixar, pra enviar pro site então é um sofrimento :(
Estou pesquisando sobre esses erros, cada site fala uma coisa; eu ainda continuo achando que é a quantidade de acessos, mas já estou ansiosa pra que eles normalizem essa situação. Como você mesmo disse, é muito cansativo essa "luta"! Rsrs.
Eu citei a postagem com o tutorial passo a passo porque a maioria dos e-mails que recebo não é sobre problemas no download, é dificuldade em realmente fazer o download, como clicar no lugar certo, por exemplo.
Infelizmente não existe outro site que ofereça o mesmo espaço do MEGA, por enquanto; e ter vários arquivos em vários lugares diferentes é muito ruim, acabo esquecendo onde está o que, e vira um caos.
Caso essa situação do MEGA permaneça por muito tempo, infelizmente vou ter que partir pra essa opção. Vamos torcer pra que não seja preciso! Rsrs.
Obrigada por detalhar o erro que acontece, sempre que tento aqui dá certo, aí fico sem saber o que está acontecendo.
O segredo é mesmo persistir! Rsrs.
Abraços,

Arquivos de Fisioterapia

criação de sites disse...

Parabéns por vossa profissão, ela é muito importante para a sociedade.

Anônimo disse...

Olá,
primeiramente gostaria de parabenizar pelo blog.
Li a matéria sobre empreendedorismo e tentei entrar em contato com a Symony sem sucesso.
Tens outro contato dela?
Aline Vieira da Rocha
pilates_rpg@yahoo.com.br

FIS disse...


Muito legal
Achei muito interessante, eu tive a idéia de abordar as escolas com introdução de primeiros socorros, e sabendo que ela obteve sucesso com abordagem em prevenção estou mais confiante que dará tudo certo. Obrigada por essa entrevista!