21 de fev. de 2013

Links MUITO úteis para Acadêmicos de Fisioterapia

Oii gente! Como vocês estão de aulas, já entraram no ritmo?
As férias de final de ano (seguidas do carnaval) são sempre piores pra mim, meu cérebro se recusa a entender pelo maior tempo possível que as aulas já voltaram. Estudar para a primeira prova do semestre é um sacrifício!
Mas enfim, vamos ao assunto do post: links úteis para acadêmicos de fisioterapia!
Pra mim, existem três tipos de links que são essenciais: os links de buscas com artigos confiáveis, revistas que posso assinar e receber atualizações por e-mail e edições online de revistas da nossa área.
Hoje em dia fica complicado se atualizar, tem tanta coisa na internet que na maioria das vezes deixamos de conhecer melhor certas coisas importantes e ficamos a maior parte do tempo online nas redes sociais.
Isso não é necessariamente ruim (exceto quando você está tentando estudar, é claro!) porque existem muitas páginas e perfis sobre a Fisio. Tem muita variedade também, e cada um pode "curtir" ou adicionar sobre aquilo que tem mais interesse, por isso não vou me focar muito nessa parte. 
Quero me focar mais no que nos ajuda quando mais precisamos, esses links essenciais para a nossa vida acadêmica. Podem conferir que é trabalho/pesquisa bem feitos na certa ;)

Sites de Busca

Quando precisamos fazer um trabalho ou pesquisa, começam as complicações... Onde buscar informações confiáveis? Existem muitos artigos disponíveis na internet, mas quais os que tem reconhecimento? Tinha muitas dúvidas como essa e comecei a encher  paciência dos meus professores, para que me ajudassem a escolher os melhores sites de busca de informações e artigos. Fiz uma lista das dicas que recebi e acho que são links que devem ficar sempre nos favoritos do seu computador!

Em português:


Em inglês/espanhol:


Revistas com Assinaturas Grátis (recebimento por e-mail)

Acho que uma ótima forma de se atualizar e receber notícias interessantes e importantes da nossa área é quando temos a opção de assinar por e-mail. Inseri no blog essa opção porque, quanto mais postagens eu faço, mais difícil fica para os novos visitantes e seguidores se orientarem. É muito simples também! Basta digitar seu e-mail e clicar em "inscrever-se" para receber todas as novas postagens do blog no seu e-mail.
Alguns sites também oferecem essa opção e alguns eu acho super interessante, por isso resolvi compartilhar com vocês.

Fisioterapia.com - http://www.fisioterapia.com
Esse foi um dos primeiros sites que assinei para receber novidades por e-mail, e nunca cancelei minha assinatura. Cada semana um artigo diferente, já tirei ótimas ideias para trabalhos e pesquisas pelos artigos que recebo. Super recomendo ;)

Um dos melhores sites de divulgação de artigos e eventos. Super recomendo! Exatamente como no blog, existe um espaço na barra lateral esquerda para que você insira os seus dados e receba as atualizações por e-mail.

Uma das revistas mais famosas sobre a Fisioterapia, já em sua 89° edição, e o melhor - com o conteúdo totalmente gratuito que você pode receber por e-mail. Tem matérias interessantes, muitas novidades, cursos, eventos, entrevistas e muito mais.

Se a sua área de atuação ou área preferida é a Fisioterapia em Terapia Intensiva ou Fisioterapia Cardiorrespiratória (como eu :) é o achado essa assinatura por e-mail. Tem muitos periódicos e artigos disponíveis, além de diversas ofertas de cursos e tudo sobre legislação do fisioterapeuta que atua nessas especialidades. Super recomendo pra quem gosta da área ;)

Ganhei um exemplar em um sorteio da faculdade e me apaixonei pela revista, tem ótimos artigos de diversas áreas diferentes. É uma das revistas que faço questão de receber por e-mail!

Revista Fisioterapia em Movimento: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/RFM?dd99=comunicate
Mais uma revista super famosa, com uma credibilidade cada vez maior no Brasil e no exterior. Com diversos artigos e excelentes relatos de casos que incrementam qualquer trabalho. Recomendo! Também é possível no site, assim como em todas as outras, ler as edições anteriores.

Revista Fisioterapia e Pesquisa - USP: http://www.revistas.usp.br/fpusp
"A Revista Fisioterapia e Pesquisa, continuação da Revista de Fisioterapia da Universidade de São Paulo é uma revista científica e desde 1994 tem como objetivo divulgar a produção científica da Fisioterapia e outras áreas da saúde. Atualmente contamos com oito pesquisadores internacionais em nosso corpo editorial e recentemente finalizamos a implantação do sistema de submissão de artigos online." Também disponível em inglês.

Revistas Online

Revista Brasileira de Fisioterapia do Trabalho
Única revista que aborda exclusivamente a Fisioterapia na Saúde do Trabalhador. Especialmente para todos que se apaixonaram pela Ergonomia!

Fisio S/A - A Revista do Fisioterapeuta empreendedor
Várias edições estão disponíveis online! Devia ser obrigatório para todos os profissionais e/ou acadêmicos que ainda estão presos na velha ladainha de que "fisioterapia não dá dinheiro".

Revista Brasileira de Fisioterapia
A melhor, mais respeita e mais reconhecida internacionalmente revista de Fisioterapia. Tem um trabalho/dissertação/monografia pra fazer e não consegue encontrar dados confiáveis! SUPER recomendo. É a melhor revista da nossa área!!

Revista da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação
Quer se atualizar sobre novas técnicas de fisioterapia utilizadas na Europa? É só acessar o link que tem todas as edições disponíveis. E o melhor? Em português! De Portugal é claro ;)

Chat de Fisioterapeutas

Já citei esse chat em um dos primeiros post que fiz no blog. E eu continuo amando! Tem de tudo: eventos, artigos, dicas excelentes (tirei muitas ideias pro blog lendo algumas postagens de lá), ofertas de emprego, dicas sobre o mercado de trabalho em outros países... tem fisioterapeutas do mundo inteiro! E dicas sobre como validar seu diploma em diversos países e qual a média salarial. Um área que nós acadêmicos utilizamos muito por lá é a de postagem sobre dúvidas e estudos... rsrs. Se inscreve lá também:

FisioZone

Concursos de Fisioterapia

Essa é para você, acadêmico que sonha com a estabilidade de um concurso público. E para você também que vive reclamando que "o campo de fisioterapia está cada vez menor" e que "emprego nessa área é muito difícil". Recebo muuuuuuuitos e-mails com concursos de todos os lugares do país, com os mais variados salários, em todas as áreas de atuação da fisio: tem pra todos os gostos! Tem também a loja fisioconcursos que oferece cds de provas super em conta! Acessem e assinem para ficar por dentro dos concursos que você pode prestar.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito obrigado!! Achei seu blogger hj e fiquei muito feliz... será bastante útil!!