27 de jan. de 2013

Manual para Calouros #2 - Dicas Importantes!

Bom dia, fisiobabys e veteranos!
Continuando nosso post para calouros, tenho que dar algumas dicas muuuito importantes para os iniciantes da vida acadêmica, aproveitando pra auxiliar os veteranos que ainda não sabem a avaliação do MEC das suas faculdades/universidades.
Nós já falamos sobre a escolha do curso no primeiro post, então eu gostaria de falar sobre a escolha da faculdade ou universidade. O primeiro e mais importante passo é confirmar se a instituição de ensino está aprovada pelo MEC, e qual o resultado dos ENADES. 
Algumas faculdades sequer tem a regularização provisória para abrir o curso! É essencial que a instituição de ensino tenha credenciamento de instituição de educação superior e autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação. 
As notas relativas aos ENADES são mais do que a qualidade do curso que a instituição oferece. Se o curso tiver nota menor do que 3, não é uma boa indicação pra você!! O blogsisu divulgou recentemente um post sobre o curso mais procurado do SISU 2013 (gestão pública) de Brasília, que teve 12.221 candidatos para 45 vagas (!!!!), que não tem nem sequer o Conceito Preliminar do Curso; que é melhor fazer um curso a distância em uma faculdade já conceituada com nota três ou maior do que se arriscar. E eu concordo plenamente!
Pra quem quiser conferir a situação da regulamentação da faculdade que escolheu, é só clicar no portal do MEC:


É muito fácil de usar, vou postar alguns prints aqui pra vocês com o passo a passo:
1 - Ao abrir o site, aparece esse mapa do Brasil, onde você seleciona o estado da instituição de ensino que você escolheu:


2 - Logo depois você escolhe o curso e a cidade:


3 - Vai aparecer as informações da instituição de ensino, conforme a imagem. Depois é só clicar na aba "curso", escolher o seu e clicar:



4 - E aí está o resultado! Escolhi uma instituição de ensino superior aleatoriamente, e a escolhida foi a Faculdade Santa Marcelina (FASM). Como vocês podem ver, ela ainda não tem nota no ENADE (não me perguntem porque, não faço a menor ideia) e nem, portanto, conceito de curso (CC). Podemos ver apenas que a faculdade teve um Conceito Preliminar de Curso (CPC) ótimo, nota 4.Se quiser saber mais sobre o que é o CPC e as outras avaliações do MEC, clique aqui.


Em alguns casos, conforme informado no site do MEC, o curso é recente e ainda não passou pela avaliação do ENADE, que só acontece a cada três anos. Portanto, se o caso da sua instituição é o mesmo da Faculdade Santa Marcelina, informe-se junto a faculdade. É seu direito como estudante saber qual o conceito do seu curso!
Aliás, recomendo uma visita a instituição de ensino que você escolheu por vários outros motivos. Quer algumas sugestões? Vou deixar cinco dicas pra vocês se orientarem:
1 - Converse com o diretor do seu curso. Ele é o maior responsável pelas atividades como estágios,  semanas científicas, pesquisas, visitas científicas, dentre outros. Se ele estiver realmente interessado em fazer oferecer uma graduação ótima, é meio caminho andado para um curso maravilhoso!
2 - Informe-se sobre o estágios, tudo que puder. Quantos períodos são, quais lugares, quais áreas de atuação a faculdade oferece, qual a carga horária total. A fisioterapia é essencialmente um curso que você precisa de muita, muita, muita prática! Se a faculdade não oferece estágios em determinadas áreas, isso pode te limitar e te prejudicar no mercado de trabalho depois. Imagina atender um paciente sem nunca ter treinado? Nos livros é uma coisa, na prática é outra bem diferente, portanto, esse é o aspecto mais importante que você precisa saber.
3 - Visite a biblioteca da faculdade: quanto maior ela for, menos problemas você vai ter. Bem que eu queria ser possível que o blog tivesse todos os livros que você vai precisar e que você pudesse imprimir todos eles, mas como isso não é possível, confie em mim: a biblioteca vai ser praticamente sua segunda casa, durante um tempo. É uma porcaria quando você precisa de um livro que só tem três exemplares e você não pode estudar com eles em casa, haja moedinhas para xerox!
4 - Visite os laboratórios, observe a infraestrutura da faculdade, principalmente se ela for paga. Qualquer cliente quer o melhor produto possível, e nesse caso, estamos falando de um produto que é a sua carreira profissional!
5 - Converse com pessoas que estudem ou estudaram na instituição e que faça o mesmo curso que você escolheu. Você não deve seguir pela opinião de ninguém, muito pelo contrário, mas uma opinião de quem está por dentro pode ser muito útil!
A maioria dos calouros já prestou o vestibular e vão iniciar a vida acadêmica sem ter feito nada disso, eu sei porque eu também não fiz. Resultado? Entrei para uma faculdade horrível, que nada funcionava, tinha pouquíssimos campos de estágio e o diretor do curso de Fisioterapia era biomédico (se você não entendeu essa, não se preocupe, eu também não). Tive que transferir o curso e foi um inferno, não desejo nem pro meu pior inimigo, confiem em mim: vocês não querem passar por isso. Muito melhor adiar seis meses e começar com o pé direito na instituição de ensino certa!
No próximo post ótimas e bem humoradas dicas sobre os temíveis primeiros períodos letivos!
Fuuuuii :P

Nenhum comentário: